Pular para o conteúdo principal
Cartografia Ideológica e Midiática - Aracati, CE

Cartografia Ideológica e Midiática

Aracati, Ceará

Esta é uma análise do panorama político e midiático de Aracati (CE), identificando as principais instituições e veículos de comunicação e seu provável alinhamento no espectro ideológico. A política local é complexa, muitas vezes centrada em grupos políticos tradicionais, mas os alinhamentos partidários nacionais (PT, PODE, Republicanos, etc.) oferecem um guia claro.

Prefeitura de Aracati (Gestão 2025-2028)

Centro-Direita

Instituição Governamental

Liderada pela prefeita Roberta de Bismarck (PODE). O partido Podemos é considerado de centro-direita. A gestão representa o grupo político "Bismarck", que tem sido a força dominante no município, alinhado a uma coalizão pragmática, mas com viés conservador e pró-mercado.

Câmara de Vereadores

Direita

Instituição Governamental

Composição (Eleições 2024) com ampla maioria de partidos de centro-direita e direita (PSD, PODE, PP, Republicanos, União Brasil). A oposição formal de esquerda é minoritária, indicando um legislativo fortemente alinhado a pautas conservadoras e de direita.

Grupo Sinal (Sinal News, Rádio Sinal FM)

Centro-Direita

Mídia (TV / Rádio / Blog)

Principal grupo de comunicação local. Apresenta cobertura noticiosa alinhada e associada ao grupo político da atual gestão (Grupo Bismarck), dando visibilidade às ações da prefeitura e de seus representantes políticos.

PT Aracati

Esquerda

Instituição (Partido)

Principal partido de oposição de esquerda no município. Possui representação na Câmara (Vereador Professor Mendes, eleito em 2024) e atua na fiscalização da gestão e na defesa de pautas progressistas, alinhado ao partido em nível estadual e federal.

Rádio Moriá FM (Gospel)

Direita

Mídia (Rádio)

Mídia com pauta religiosa/gospel. No Brasil, veículos com essa afiliação tendem a se alinhar fortemente a pautas e valores conservadores, compondo a base de apoio da direita política.

Sindicatos (Servidores, Rurais, etc.)

Esquerda

Sociedade Civil

Entidades de representação de classe (como o Sindicato dos Servidores Públicos). Historicamente defendem pautas trabalhistas, reajustes salariais e direitos sociais, alinhando-se quase universalmente ao campo da esquerda.

Associações Comerciais (CDL, etc.)

Direita

Sociedade Civil

Representam os interesses do empresariado e do comércio local. Suas pautas são focadas no livre mercado, redução de impostos e fomento à economia, o que as alinha à direita econômica e, geralmente, ao grupo político no poder.

Rádio Plus FM / Rádio Canoa FM

Centro-Indeciso

Mídia (Rádio)

Rádios comerciais com foco em música (Eclética/Top 40) e entretenimento. Geralmente não possuem um alinhamento político-ideológico claro e buscam atingir o público mais amplo possível, sendo consideradas neutras ou de centro.

Blogs/Mídias de Oposição

Esquerda

Mídia (Blog / Digital)

Veículos independentes ou ligados a grupos de oposição (como PT e outros movimentos sociais). Focam na fiscalização da gestão, denúncias e na promoção de pautas progressistas. São a principal voz da esquerda na mídia digital local.

Igrejas (Católica / Evangélicas)

Direita

Sociedade Civil (Instituição)

Como instituições, as igrejas (tanto a paróquia católica quanto as diversas denominações evangélicas) exercem influência significativa. Em sua maioria, promovem pautas conservadoras em relação a costumes, alinhando-se com a direita social.

Rádio Companhia FM (Comunitária)

Centro-Indeciso

Mídia (Rádio)

Rádios comunitárias por lei não devem ter afiliação político-partidária. Focam em pautas locais e de utilidade pública. Podem ser neutras (centro) ou, dependendo da gestão, pender para causas sociais (centro-esquerda).

Diário do Nordeste (Cobertura Local)

Centro-Indeciso

Mídia (Jornal / Portal)

Veículo de imprensa em nível estadual, pertencente ao Grupo Verdes Mares. Cobre fatos locais de forma geralmente neutra e factual. Como grande mídia tradicional, seu posicionamento editorial é de centro, focado na cobertura imparcial dos eventos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O caso de Dudley e Stevens. O que você faria??

Sextant é do navio Mignonette que naufragou em 1884 no Atlântico Dois membros da equipe mataram o garoto da cabana e comeram sua carne e beberam o sangue Eles inscreveram a caixa do sextante com coordenadas para ajudar outras pessoas a encontrá-las Foi comprado por £ 37 em 1973 e agora está pronto para vender por £ 1,500 no leilão  Por  Martin Robinson para MailOnline PUBLICADO:  15:21 GMT, 22 de outubro de 2015  |  ATUALIZADO:  00:36 GMT, 23 de outubro de 2015 Um colecionador que comprou uma antiguidade náutica por £ 37 poderia fazer uma fortuna depois que surgiu, veio de um navio onde a equipe acabou comendo o garoto da cabana. O sextante era do iate Mignonette, cujo homem naufragava no Atlântico Sul em 1884 e cometeu o último caso de canibalismo na história naval britânica. O comprador do instrumento de navegação marítima, de Wiltshire, comprou-o em Adelaide em 1973 e levou-o de volta para a Grã-Bretanha. Depois de descobrir uma mensag...

Fanzinando na BJN

Os alunos não querem criar só para ser visto pelos professores,  eles querem ser admirados em seus caprichos e criatividade,  de outra forma,  a escola é só um lugar de treinamento ríspido e repetitivo onde eu faço as coisas simplesmente porque estou aprendendo com a repetição ou para ser "avaliado" por um professor. Eles querem que suas obras façam sentido,  que tenham importância não só para sua sala, mas que seja um produto consumível,  comunicativo,  vivo,  criativo,  jovem.      Estou (2017) professor de Ciências Humanas (Geografia, História, Ensino Religioso) Fundamental II na Escola Bom Jesus na Reserva Extrativista Prainha do Canto Verde. Ainda curso pedagogia na UFC apesar dos já 7 anos dentro de ambientes universitários e nenhuma disciplina reprovada, são os desafios da vida. Nesse ano, ao cursar a disciplina de História da Educação (2017.2) conheci o trabalho de um grupo de fanzineir@s: a Zineteca, além dos ex...

CURSOS GRATUITOS ONLINE

  * CURSOS GRATUITOS ONLINE * CLIQUE AQUI >>  * Curso de Associativismo e Cooperativismo Agropecuário – UEMA (40horas) * OU COPIE O LINK >>  https://eskadauema.com/course/view.php?id=98 CLIQUE AQUI >>  * Noções sobre cooperativismo – Enap (4horas) * OU COPIE O LINK >> https://www.escolavirtual.gov.br/curso/862 CLIQUE AQUI >>  * Associativismo e cooperativismo: a união faz a força – SEBRAE (2 horas) * OU COPIE O LINK >>  https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/associativismo-e-cooperativismo-a-uniao-faz-a-forca,54a5d4e21eeeb710VgnVCM100000d701210aRCRD CLIQUE AQUI >>  * Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo no Agronegócio – SENAR (20 horas) * OU COPIE O LINK >>  https://ead.senar.org.br/cursos/associativismo-cooperativismo-e-sindicalismo-no-agronegocio CLIQUE AQUI >>  * Cooperativismo – FGV (6 horas) * OU COPIE O LINK >>  https://educacao-executiva.fgv.br/cur...