Ato de Fé
Eu creio firmemente que há um só Deus, em três pessoas, realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo, que dá o céu aos bons e o inferno aos maus, para sempre. Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio tudo o mais que crê e ensina a SAnta Igreja Católica, Apostólica, Romana, porque Deus, verdade infalível, lho revelou. E nesta crença quero viver e morrer.
Ato de Esperança
Eu espero, meu Deus, com firme confiança, que pelos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo, me dareis a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque vós, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar fielmente os vossos mandamentos, como eu prometo fazer com o vosso auxílio.
Ato de Caridade
Eu vos amo, meu Deus, de todo o meu coração e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amável, e antes quero perder tudo do que vos ofender. Por amor de vós amo meu próximo como a mim mesmo.
Ato de Contrição
Meu bom Jesus, crucificado por minha culpa, estou muito arrependido por ter feito pecado, pois ofendi a vós tão bom, e mereci ser castigado neste mundo e no outro; mas perdoai-me, Senhor, não quero mais pecar. Amém.
Ato de Confiança
Eu espero, meu Deus, com firme confiança, que, pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, me dareis a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque Vós, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar o Evangelho de Jesus, como eu me proponho fazer com o Vosso auxílio.
Oração do Angelus
- O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
- E ela concebeu do Espírito Santo.
Ave, Maria…- Eis aqui a serva do Senhor.
- Faça-se em mim segundo a Tua palavra
Ave, Maria…- E o Verbo se fez carne
- E habitou entre nós.
Ave, Maria…V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Infundi, Senhor, vos suplicamos a Vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do Anjo a Encarnação de Jesus Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e cruz, cheguemos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor nosso. Amém.
Rainha do Céu
(Reza-se no Tempo Pascal em lugar do “Angelus)
Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia,
Porque o Senhor que merecestes trazer em vosso seio, aleluia!
Ressuscitou, como disse, aleluia!
Rogai a Deus por nós, aleluia!V. Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria, aleluia!
R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!Oremos: Ó Deus, que vos dignastes alegrar o mundo com a ressurreição do Vosso Filho, concedei-nos, por sua Mãe, a Virgem Maria, o júbilo da vida eterna. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor nosso. Amém.
Oração da manhã
Oferecimento do dia
1. Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força. Quero olhar hoje o mundo com os olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente. Ver Teus filhos além das aparências, como Tu mesmo os vês e assim não ver senão o bem em cada um. Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade. Que só de bênçãos se encha o meu espírito. Que eu seja tão bondoso e alegre, que os que se aproximarem de mim sintam a Tua presença. Reveste-me de Tua beleza, Senhor, e que no decurso deste dia eu te revele a todos. Amém.2. Senhor, mais um dia diante de mim! Eu Te agradeço o descanso da noite e a claridade desta nova manhã. Sei que Tu velas por mim, que a minha vida está em Tuas mãos. Que todos os minutos desta jornada sejam marcados por uma disposição fundamental de buscar-Te. Que o meu trabalho seja feito com atenção e com amor. Que ele não seja apenas um fardo doloroso, mas uma atividade alegre para o bem dos meus irmãos e de todos os homens. Dá-me um sorriso acolhedor e um coração aberto para todos aqueles que eu encontrar nos caminhos da vida. Dá-me coragem de mudar aquilo que precisa ser mudado e força de não compactuar com o mal e o pecado. Neste instante imploro a Tua bênção e, a Tua graça, para todos os infelizes, doentes e desesperados. Que na mesa do pobre não falte o necessário, e que os homens da terra tenham cada vez mais um coração puro e pacífico. Amém.
Pai Nosso… Ave Maria… Creio… Glória ao Pai…
Oração da noite
Agradecimento
1. Obrigado, Senhor, por tudo o que consegui fazer hoje: pela minha família, para quem trabalhei; pelos amigos que encontrei. Dá gosto, Senhor, trabalhar convosco na construção de uma humanidade mais feliz e de um mundo mais humano. No entanto, Senhor, vos peço perdão por aquilo que poderia ter feito e não fiz; poderia ter dado e exigido um pouco mais de mim. Amanhã, porém, terei uma nova oportunidade. Farei aquilo que estiver dentro das minhas possibilidades. Espero encontrar-vos novamente, amanhã, fortalecido com a Vossa graça, para realizar os propósitos que hoje renovo na Vossa presença. Amém.2. Boa noite, Pai. Termina o dia, e a Ti entrego meu cansaço. Obrigado por tudo, e… perdão. Obrigado pela esperança que hoje animou os meus passos e pela alegria que vi no rosto das crianças. Obrigado pelo exemplo que recebi dos outros. Obrigado também pelo que me fez sofrer… Obrigado, porque naquele momento de desânimo me lembrei de que Tu és meu Pai.
Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação. Obrigado, Pai, porque me destes uma Mãe, compreensiva e carinhosa.
Perdão, também, Senhor! Perdão por meu rosto carrancudo. Perdão porque me esqueci de que não sou filho único, mas irmão de muitos. Perdão, Pai, pela falta de colaboração, pela ausência do espírito de servir. Perdão, porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto. Perdão por ter aprisionado em mim a Tua mensagem de amor. Perdão, porque não estive disposto a dizer “sim”, como Maria. Perdão por aqueles que deveriam pedir-Te perdão e não se decidiram a fazê-lo. Perdoa-me, Pai, e abençoa meus propósitos para o dia de amanhã. Que, ao despertar, me domine um novo entusiasmo. Que o dia de amanhã seja um contínuo “sim” numa vida consciente. Boa noite, Pai! Até amanhã!- Exame de consciência
- Pai Nosso, Ave Maria, Ato de fé, de esperança, etc…
- Breve leitura da Bíblia
- Salmo 15
- Devoções pessoaisOração antes das refeições
1. Abençoai, Senhor, a nós e os alimentos que recebemos de Vossa bondade, e dai a todos os homens da terra “o pão de cada dia”. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
2. Senhor, nosso Deus, que socorreis os Vossos filhos com amor paterno, abençoai a nós e a estes dons, que de vossa bondade recebemos; e concedei que todos os povos possam gozar dos benefícios da Vossa providência. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Oração depois das refeições
1. Nós vos agradecemos, Deus, Pai Todo-Poderoso, por todos os benefícios que nos tendes concedido e pelo alimento que tomamos. Por Cristo, nosso Senhor.
2. Ó Deus, Vós nos ensinais que a vida do homem não se sustenta só de pão, mas de toda palavra que sai da Vossa boca. Ajudai-nos, pois, a elevar os nossos corações ao alto e, confirmados por Vossas forças, amar-vos sinceramente nos irmãos. Por Cristo, nosso Senhor.
Oração ao Santo do dia
Eu vos saúdo e venero, São N…, pelo doce Coração de Jesus, e convosco me alegro pela honra e glória que vos é tributada por Deus e pelos coros celestiais desde o dia da vossa entrada no Céu. Para aumento das vossas delícias eu vos ofereço aquele Coração divino e com fé vos peço queirais alcançar-me de Deus o perdão dos meus pecados e a graça de hoje viver com amor o Santo Evangelho, a fim de chegar um dia ao Reino dos Céus. Amém.
Encomendação aos Santos Padroeiros
(Oração escrita por Santa Gertrudes)
Ó escolhidos amigos de Deus, meus santos Padroeiros! NN…, eu me recomendo a vós com fé e devoção, como Nosso Senhor na cruz entregou seu espírito nas mãos do Pai. Sede solícitos pela minha salvação e bem-aventurança, com toda a humildade vos peço, e socorrei-me em todas as minhas necessidades. Amém.
Oração pelo Papa
V. Oremos pelo nosso Sumo Pontífice N…
R. O Senhor o conserve, o vivifique e o torne feliz sobre a terra e não o entregue às mãos de seus inimigos.
Pai nosso. Ave Maria.
Credo de Santo Atanásio
1. Quem quiser salvar-se * deve antes de tudo professar a fé católica.
2. Porque aquele que não a professar, integral e inviolavelmente, * perecerá sem dúvida por toda a eternidade.1. A fé católica consiste em adorar um só Deus em três Pessoas * e três Pessoas em um só Deus.
2. Sem confundir as Pessoas * nem separar a substância.
1. Porque uma só é a Pessoa do Pai, outra a do Filho, * outra a do Espírito Santo.
2. Mas uma só é a divindade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo,* igual a glória, coeterna a majestade.1. Tal como é o Pai, tal é o Filho, * tal é o Espírito Santo.
2. O Pai é incriado, o Filho é incriado, * o Espírito Santo é incriado.
1. O Pai é imenso, o Filho é imenso, * o Espírito Santo é imenso.
2. O Pai é eterno, o Filho é eterno, * o Espírito Santo é eterno.
1. E contudo não são três eternos,* mas um só eterno.
2. Assim como não são três incriados, nem três imensos, * mas um só incriado e um só imenso.1. Da mesma maneira, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, * o Espírito Santo é onipotente.
2. E contudo não são três onipotentes,* mas um só onipotente.
1. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, * o Espírito Santo é Deus.
2. E contudo não são três deuses, * mas um só Deus.
1. Do mesmo modo, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor.
2. E contudo não são três senhores, * mas um só Senhor.
1. Porque, assim como a verdade cristã nos manda confessar que cada uma das Pessoas é Deus e Senhor, + do mesmo modo a religião católica nos proíbe dizer * que são três deuses ou senhores.2. O Pai não foi feito, nem gerado, * nem criado por ninguém.
1. O Filho procede do Pai; * não foi feito, nem criado, mas gerado.
2. O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado,* mas procede do Pai e do Filho.1. Não há, pois, senão um só Pai, e não três Pais; + um só Filho, e não três Filhos; * um só Espírito Santo, e não três Espíritos Santos.
2. E nesta Trindade não há nem mais antigo nem menos antigo,+ nem maior nem menor, * mas as três Pessoas são coeternas e iguais entre si.
1. De sorte que, como se disse acima, + em tudo se deve adorar * a unidade na Trindade e a Trindade na unidade.
2. Quem, pois, quiser salvar-se, * deve pensar assim a respeito da Trindade.
1. Mas, para alcançar a salvação, + é necessário ainda crer firmemente * na Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo.
2. A pureza da nossa fé consiste, pois, em crer ainda e confessar * que Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem.1. É Deus, gerado na substância do Pai desde toda a eternidade; + é homem porque nasceu, no tempo, * da substância da sua Mãe.
2. Deus perfeito e homem perfeito, * com alma racional e carne humana.
1. Igual ao Pai segundo a divindade;* menor que o Pai segundo a humanidade.
2. E embora seja Deus e homem, * contudo não são dois, mas um só Cristo.
1. É um, não porque a divindade se tenha convertido em humanidade, * mas porque Deus assumiu a humanidade.
2. Um, finalmente, não por confusão de substâncias, * mas pela unidade da Pessoa.
1. Porque, assim como a alma racional e o corpo formam um só homem, + assim também a divindade e a humanidade * formam um só Cristo.2. Ele sofreu a morte por nossa salvação, + desceu aos infernos e ao terceiro dia * ressuscitou dos mortos.
1. Subiu aos Céus e está sentado a direita de Deus Pai todo-poderoso, * donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
2. E quando vier, todos os homens ressuscitarão com os seus corpos, * para prestar conta dos seus atos.
1. E os que tiverem praticado o bem irão para a vida eterna, * e os maus para o fogo eterno.2. Esta é a fé católica, + e quem não a professar fiel e firmemente * não se poderá salvar”.
Orações do acólito ou coroinha.
Antes da Santa Missa
Meu Divino Salvador! Tenho a felicidade de ajudar agora a Santa Missa. Não sendo digno por mim de tão angélico ofício, rogo-vos, ó Jesus, santificai-me, purificai o meu coração do pecado. Perdoai-me todas as minhas fraquezas e faltas; sinceramente me arrependo de vos ter ofendido. Penetrai-me do temor da vossa Precença, inflamai-me de ardente piedade, para que neste serviço me torne digno da vossa divina complacência. Santa Maria, minha boa Mãe, São José, meu Santo Anjo da Guarda, São Tarcísio e São Domingos Sávio, vinde assistir-me! Amém.
Depois da Santa Missa
De todo o meu coração, vos dou graças, ó Divino Salvador, por ter tido ocasião de vos servir na pessoa do sacerdote. Jesus e Maria, dai-me a vossa bênção e não vos esqueçais de mim até que aqui volte. Graças e louvores se dêem a todos momento ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento! Amém.
Oração da Medalha de São Bento
A Cruz sagrada seja minha Luz, não seja o Dragão meu guia. Retira-te Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs. É mal o que tu me ofereces, bebe tu mesmo do teu veneno!
V. Rogai por nós ó bem aventurado São Bento
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo
Oremos.
Suscitai, Senhor, na vossa Igreja, o Espírito ao qual serviu o bem-aventurado Patriarca São Bento, para que, cheios do mesmo Espírito, amemos o que amou e pratiquemos o que ensinou. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Em Latim
Crux Sacra Sit Mihi Lux Non Draco Sit Mihi Dux Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas.
Oração antiga ao Patriarca São Bento
![]()
Ó venerando pai São Bento, chefe e monarca dos monges, esperança e consolação de todos os que do fundo do coração vos invocam! Eu me entrego humildemente à vossa proteção, para que vos digneis proteger-me pela excelência dos vossos méritos contra tudo o que poderia ser prejudicial à minha alma, e alcançai-me, por vossa grande bondade, a graça de arrepender-me sinceramente de todos os meus pecados e ofensas.
Ó oliveira verdejante! Ó videira sobremodo fecunda na casa de Deus! Ó vaso de ouro puro, ornado de toda espécie de pedras preciosas, escolhido e gracioso conforme o coração de Deus, aprimorado de inúmeros dons da graça, quais verdadeiras pérolas preciosas! Eu vos peço, vos rogo com todo o afeto do meu coração e com todo o ardor de minha alma vos suplico, ó querido pai e mestre amável, queirais na presença de Deus lembrar-vos de mim, que sou um pobre pecador, para que Deus benignamente me perdoe os meus pecados, me conserve no bem e jamais permita que dEle me afaste de modo algum, antes me faça chegar um dia em vosso séquito e na convivência de todos os Bem-aventurados e na sua admirável visão, onde possa eternamente alegrar-me com a Santíssima Virgem Maria e convosco, ó querido pai, e com o imenso exército dos monges que se enfileiraram debaixo do vosso estandarte, pela graça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, o qual com o Pai e o Espírito Santo vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Comentários